quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A Catedral Rosa



"Catedral Rosa" foi uma intervenção urbana idealizada pelos artistas Fábio Baroli e Susanna Aune. Realizada com a ajuda de um grupo de pessoas, a intervenção se consistiu em modificar a iluminação da Catedral de Brasília através de interferências realizadas diretamente nos refletores do monumento.

A premissa ganhou vida no fato de pintar literalmente sua grande coroa branca com a cor rosa no dia 28 de junho (dia do orgulho gay), quarta-feira, aproximadamente às 18:40h. Foi um trabalho que buscou alcançar questionamentos sobre os paradigmas histórico-social, apontando a igreja como a grande ditadora de nortes morais; e artístico-cultural, onde a assepsia do branco é um gen dominante na estética niemeyeriana.

O feitio translúcido que tanto sugere como se afirma característico desta intervenção, tem como fator principal bulir com as questões morais, éticas, estéticas, históricas, sociais e culturais de maneira sutil e poética sem danificar a estrutura física do monumento.

Participaram da intervenção os artistas João Angelini, Camila Soato, Luciana Paiva, Matias Monteiro, Raquel Nava, Stanley Altoé e Wanderson; e os amigos Bebel, Bel, Eduardo Alves, Élisson Prado e Heber.

_______________________________________

Créditos:

Idealização: Fábio Baroli e Susanna Aune
Realização: Bebel, Bel, Camila Soato, Eduardo Alves, Élisson Prado, Fábio Baroli, Heber, Raquel Nava, Stanley Altoé e Susanna Aune
Filmagem local: João Angelini
Filmagem panorâmica: Luciana Paiva e Matias Monteiro
Fotografia: Wanderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário