"O coletivo Kaza Vazia - Galeria de Arte Itinerante vem atuando em Belo Horizonte desde dezembro de 2005. Apesar de possuir um núcleo de artistas fixos é um grupo aberto, no qual parte de seus integrantes são eventuais. O coletivo trabalha com um sistema de ocupações efêmeras, fundado em uma estrutura flexível e em constante movimento.
A Kaza Vazia iniciou sua trajetória detectando, documentando e arquivando espaços desocupados, e/ou vazios de Belo Horizonte. Seus primeiros integrantes passaram a fazer seus percursos mapeando a cidade em busca de imóveis privados e ociosos que poderiam ser transformados em espaço para a experimentação e a reflexão em arte, temporariamente. Desta maneira, o privado ocioso é ocupado e, logo, é incorporado ao público. Qualquer espaço privado é então potencialmente público, passível de ter seu esvaziamento pensado e de vir a ser ocupado pelos artistas andarilhos 'desocupados'.
Cada artista é seu próprio curador e decide, junto do coletivo, o que é ou não, em sua produção, digno de ser exposto e como ser exposto. Os 'kazeiros', como se chamam, fundam uma ocupação pensando a arquitetura e o espaço público como espaço de interação e convivência.
Em cada ocupação da Kaza há uma estratégia diferente de ocupação. 'Cada Kaza, é um caso'. A partir da escolha do local, os interessados se encontram periodicamente em discussões e análise do espaço. Definem-se aí estratégias que brotam das qualidades do lugar e o seu entorno urbano, fundando um processo de reconfiguração de um ambiente cujas propriedades já se encontram em trânsito constante. Sejam casarões abandonados, sejam vias públicas, os ambientes não existem totalmente vazios ou isentos de transformação, seja pela ação do próprio homem, ou pelas intempéries do tempo.
A Kaza Vazia é ao mesmo tempo um dispositivo de experiências de situações arquitetônicas, artísticas, sensoriais, políticas, sociais: um laboratório em movimento. Em suas ocupações, muitas vezes as obras se diluem na arquitetura e desaparecem: se torna difícil enxergá-las, ou diferenciá-las no espaço. O que é a 'obra'?
A Kaza Vazia - Galeria de Arte Itinerante carrega em sua essência o cumprimento à divergência implícito na coletividade. Se configura como uma modalidade de ação que amplifica o potencial artístico do trabalho de cada indivíduo, colocando-o sempre sob novas bases e novas possibilidades de desdobramento.
Sempre balizadas pela vivência de seus indivíduos com os problemas, soluções e as questões poéticas levantados, as ocupações da Kaza são uma forma de urbanismo, uma prática da cidade: dentro de casa."