terça-feira, 27 de abril de 2010

Teatro do Heterogênio

Técinca de som e festa, dança e debate, decoração e filosofia se juntam na prática teatral. Assim, pode surgir uma idéia cênica a partir da combinação de uma posição teórica, de um dado técnico, da expressão corporal de um ator de uma imagem poética, a partir de uma discussão entre iluminador, diretor, ator e autor. Isso é a sua "rizomática estruturada de maneia heterogênea. Em cada um de seus elementos, ela aponta para além do teatro, para a "vida real". Uma vez que o teatro é ao mesmo tempo ato artístico e parte da vida cotidiana de uma comunidade um de seus temas básicos podeser sua relção com o cotidiano. 

Desde os anos 1970 o teatro procura espaços onde possa, como arte, se aproximar das atividades da vida  do trabalho e se deixar inspirar por elas. Nos ano 1980  90 observa-se uma tendência não tanto a integrar o cotidiano à arte teatral, mas a ocupar espaços públicos com teatro até o limite da possibilidade de reconhecimento como ocupação estética, e mesmo além desse limite.

Pos sua própria tendência, o teatro pós-dramático é "teatro a poto de dessaparecer". Ele atualiza o caráter de uma reunião e de um acontecimento eminentemente social e mesmo político, mas também atualiza sua condição como ação inteiramente real e elaboraesse caráter com recursos teatrais. Encenada em uma dinâmica temporal, a estrutura "teatro" se apresenta sobretudo como "incidente". 

Hans Thies Lehmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário